Por Mariana Salum
Encontre uma oportunidade em Portugal e venha trabalhar com a sua documentação em dia.
- Passo 1 | Ter uma oportunidade de trabalho
Em primeiro lugar, para vir com segurança, você precisa obter uma Carta Convite, um Contrato de Trabalho ou um Contrato de Prestação de Serviços de uma empresa portuguesa.
- Passo 2 | Providenciar a documentação
Reúna toda a documentação exigida, tal como: carta convite ou contrato, passaporte válido por pelo menos 3 meses, certificado de registro criminal, entre outros.
- Passo 3 | Pedido de inscrição a agendamento de entrevista
Com todos os documentos em mãos, realize o pedido de inscrição no Consulado de Portugal ou na VFS Global Portugal. Em seguida ocorrerá a marcação da sua entrevista para obter o seu visto de trabalho (CT - 3 meses ou ET - 3 a 9 meses).
- Passo 4 | Agendar atendimento no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)
Com o Visto de Trabalho dado pelo consulado você já está autorizado a entrar em Portugal. Caso você pretenda obter a Autorização de Residência (AR) para exercício de atividade profissional, já em Portugal, procure o SEF para começar a segunda fase do seu pedido.
- Passo 5 | Agendamento no SEF
Tenha atenção ao tipo de contrato proposto e se realmente se trata de um Visto de Trabalho ou uma Autorização de Residência em função do Trabalho. Tudo dependerá da sua situação, pois as regras poderão ser diferentes, conforme o enquadramento legal.
Observação: atualmente você pode pedir a AR para exercício de atividade profissional, sem que, anteriormente, tenha pedido o seu Visto de Trabalho. E mais, estando em Portugal ;).
Caso tenha dúvidas, estamos aqui para ajudá-lo.