por Carlos Armando Stumpo
Onde Portugal se destaca
A agricultura portuguesa é bastante diversificada e, apesar de na sua maioria não ser de grande escala, a cultura da “hortinha” é bem difundida, sendo muito comum se encontrar inclusive em terrenos doados pelo estado, para o efeito.

Há três culturas bem reconhecidas no país que com grande importância na economia: a vinha (as uvas utilizadas em larga escala para o fabrico do vinho), as oliveiras (para o cultivo da azeitona e manufatura do azeite), do sobreiro (árvore que produz a cortiça).
Ainda assim existem culturas industriais importantes como o tomate, o girassol, o tabaco e o chá.

Minas e Energia
A maior parte da electricidade produzida em Portugal (mais da metade) vem de fontes renováveis. Na barragem do Alto Lindoso encontra-se uma das mais potentes central hidroeléctrica do país, mas existem cerca de outras 100 centrais hidroeléctricas menores espalhadas pelo país.
A produção de energia eólica no país representa cerca de 61% do consumo diário, assim Portugal coloca-se na frente da Europa na produção deste tipo de energia.
Setor Terciário (Serviços)
O setor terciário (setor dos serviços) em Portugal é responsável pelo contratação de mais de 67% da massa ativa.
É, sem dúvidas, o setor mais forte da economia, onde se destacam os sub setores do Turismo, Setor Financeiro (bancos, seguradoras, pára-financeiras, etc)