por Drª Liliana Moreira
UM NOVO CAMINHO COM OS FLORAIS DE BACH
A Terapia Floral é uma via de autoconhecimento que nos possibilita ter mais consciência e clareza de visão da realidade em que vivemos, transformando nossas marcas emocionais em aprendizado. Sem mudar a nossa individualidade, esta terapia nos dá estrutura para decidirmos, de maneira mais consciente, a nossa atitude perante a vida.
Desenvolvida na década de trinta pelo médico inglês Dr. Edward Bach, tem seus fundamentos baseados em estudos holísticos que levam em consideração o homem como um ser constituído de duas naturezas, uma interna, divina, e outra externa, física.
Os nossos padecimentos, tantos físicos como emocionais, devem-se – fora raras exceções –, a desconexões entre essas duas naturezas, pela interferência gerada por um estado mental desequilibrado e inconsciente: raiva, medo, angústia, tristeza e outros.
Possuidor de extrema sensibilidade, o Dr. Bach procurou desenvolver uma terapia que não fosse tão agressiva ao homem. Encontrou em pesquisadores como Paracelso e Hahnemann, uma linha de pensamento que abriu portas para suas pesquisas. Estudando a semelhança de personalidades no homem e na planta e baseado no aforismo de Hipócrates, o igual cura o igual, conseguiu desenvolver as suas trinta e oito essências.
Para pesquisadores como o Dr. Bach, o verdadeiro processo de cura é o trabalho sobre si próprio, quando transformamos nossos padrões mentais/emocionais desequilibrados. Devemos dar mais importância à causa emocional gerada pelo mental do que os seus efeitos no corpo físico, a doença.
O ser humano é um todo formado por uma natureza divina, “locada” em uma natureza animal, possuidor de uma mente limitada, cuja única função é servir de intermediário entre a dualidade corpo/alma, que, para assegurar a sobrevivência da natureza animal, dispara mecanismos de defesa, padrões de conduta, comportamentos que envolvem o medo, a insegurança, ódio, rancor, entre outros.
Tais sentimentos nos condicionam a pensamentos e ações repetitivas e explicam porque transportamos determinadas doenças durante longos anos embora haja uma renovação constante das células do nosso corpo.
Com a correta aplicação da Terapia Floral de Bach, que utiliza infusões de flores silvestres, passamos a ver, de maneira clara e suave, como somos de fato e aquilo que não conseguimos ou mesmo não queremos ver em nós próprios. E não só: conseguimos criar uma estrutura para restabelecer em nós o nosso verdadeiro Ser.
A Terapia Floral de Bach envolve uma utilização regular e prolongada de uma combinação escolhida entre as 38 essências florais de Bach, sendo 37 essências de flores e uma feita de água da região onde Edward Bach realizou as suas pesquisas, em Mount Vernon.
Existe uma terapia perfeita para você!
Liliana Moreira
liliana@terapiasnaturais.pt
+351 960 462 999 (Lisboa • Portugal)