Por Mariana Salum
Comunicar casamentos ou divórcios a Portugal pode ser mais simples do que você pensa.
Portugueses casados fora de Portugal
Se um dos cônjuges é cidadão português e se casou no estrangeiro (no Brasil ou em outro país que não Portugal), o casamento deverá ser registrado no Registo Civil em Portugal. Esse pode ser o seu caso, se casou com cidadão português: você pode requerer a sua dupla nacionalidade. Veja mais orientações para cônjuges ainda sem nacionalidade adquirida e tire todas as suas dúvidas.
Pais e avós
Também pode ser que seus pais e avós precisem homologar a situação de seus atos (casórios e filhos) para Portugal em outros países. Se isso não foi feito, você pode ter mais dificuldades para requerer sua nacionalidade, pois todos os docs dos pais e avós têm que estar OK para iniciar o processo.
Portugueses divorciados fora de Portugal
Se um dos cônjuges é português, se casou e divorciou no Brasil ou outro país, e quer confirmar este divórcio em Portugal, precisará do reconhecimento também de um tribunal português.
Para os três casos acima, procedimentos para fazer essa comunicação não precisam ser demorados. Entre em contato e veja como podemos ajudar no seu caso.