por Mariana Salum
Muitos brasileiros estão apreensivos com relação ao embarque para Portugal.
Por isso, publicamos AVISO emitido pelo Consulado de Portugal em São Paulo:
“Lembramos que até ao próximo dia 15 de Julho de 2020 só estão permitidas viagens essenciais entre Brasil e Portugal, nos termos já informados anteriormente. O teste necessário para ter entrada em Portugal é o PCR, feito até 72 horas antes do embarque. Caso este comprovativo não seja apresentado, a entrada em território nacional é recusada.
Mais se esclarece que cônjuges e familiares diretos de cidadãos portugueses NÃO precisarão de visto de entrada, mesmo que não viajem com o cidadão português ou europeu. Devem ter consigo, no entanto, no momento da entrada em território português, a certidão de casamento apostilada, ou prova documental de ligação familiar ou situação de dependência, no caso de filhos menores de 21 anos ou ascendentes a cargo.
Familiares de cidadãos brasileiros residentes legais em Portugal continuam a ter de solicitar o respectivo visto de reunião/reagrupamento familiar para entrar em território português. Esse pedido de visto só pode suceder quando o familiar residente em Portugal já seja portador da sua Autorização de Residência (favor contactar SEF para o efeito).”
Atenção, o exame exigido é o PCR.
Pergunte no Laboratório no qual fará o exame, se conseguem entregar o resultado no prazo máximo de 48 horas, para que você tenha o comprovativo (resultado) em mãos.