Voltar ao site

Portugal, que

país é esse?

Cultura, educação, política e afins

· Profissionais,Estudantes,Aposentados,Empreendedores,Familiares

Por Valéria Basso

Portugal à vista: um país a ser descoberto por

quem busca boas novas e oportunidades.

Fuja de estereótipos

Como brasileira e por ser filha de pai português, passei a infância ouvindo as mais variadas histórias sobre o estilo de ser dos portugueses. Não vou ficar aqui listando o que ouvi, seja por não serem verdades, seja por educação aos lusitanos e à minha família. Só fica a dica: se pensou em morar fora do Brasil e não havia cogitado ainda Portugal, você pode estar desperdiçando uma oportunidade de vida.

Ah! Antes de falarmos desse destino, por favor, fique atento. Não se aventure em morar em um país sem antes saber se você tem condições para tal, seja por não ter recursos que permitam visto de residência, seja por não ter documentação para permanecer nele como um estudante, por exemplo.

Mas como é Portugal?

Tinha essa curiosidade quando saí, em 2001, pela primeira vez do Brasil para visitar meus tios e primos, no Porto, logo depois que casei. A viagem era para conhecer a terra do meu pai (Vila do Conde, no Porto) e nunca vou esquecer o Portugal apresentado para mim. Foi quando entendi que nós, brasileiros, temos uma leitura distorcida sobre a terrinha. Não sabemos nada profundamente sobre cultura, educação, saúde, segurança, entre outras questões que nem de perto se comparavam (e não mudou) ao Brasil nos anos 2000.

Gastronomia

Pastel de Bacalhau, Bacalhau à Brás, alheira de Mirandela, Francesinha, Cozido à Portuguesa, Caldeirada de Peixe, Queijo da Serra, Caldo Verde, Sardinhas Assadas, Bolo do Caco, Arroz de Pato, Pastel de Belém, Torta de Azeitão, Ovos Moles de Aveiro, Pão de Ló, Polvo à Lagareiro, Arroz Doce, Queijadas de Sintra, Salame de Chocolate. Engordou só de ler, né? Imagine comer de verdade? Isso aconteceu na primeira vez que estive no país (e vai assim, agora que já moro aqui definitivamente). A gastronomia portuguesa é uma das melhores da Europa e super saudável, cheia de histórias para contar, de um país milenar.

Educação

Anote aí... Dizem que portugal é a "estrela ascendente da educação internacional". Sim, a educação do povo português é uma das melhores da Europa; e uma das que mais evolui na região nos últimos anos. Espanta andarmos por Lisboa ou Porto e perceber que falar uma segunda língua é algo banal, seja inglês, francês, alemão ou espanhol. Isso vem da educação básica, onde os "miúdos" recebem orientação correta, com respeito e seriedade. A infraestrutura das escolas gratuitas é outro destaque, quase sempre são impecáveis, com professores comprometidos com os alunos que demonstram interesse em sua evolução para a universidade ou formação profisssional (cursos técnicos).

Saúde

Assim como em outros países, a questão de saúde pública em Portugal é muito discutida. Aqui você paga pelos serviços, mas com valor reduzido. Porém, o que chama a atenção mesmo é a qualidade, que pode variar de uma cidade para outra. No geral, quando discutimos com a comunidade de brasileiros que moram aqui, seja em grandes ou pequenas cidades, temos uma unanimidade: no posto de saúde ou no hospital, parece que estamos sendo atendidos em clínicas particulares. Apesar de haver reclamações dos portugueses (válidas, principalmente em Lisboa e Porto) sobre os serviços, o nível de qualidade é bem superior ao que vivíamos no Brasil.

Economia

Pierre Moscovici é o comissário europeu para os Assuntos Econômicos e Financeiros. Ele assegura que a Comissão Europeia tem "opinião confiante" na economia portuguesa. Graças à Geringonça Portuguesa, os portugueses saíram da crise e hoje Portugal é uma das economias que apresentam um dos melhores desempenhos nos últimos anos na Europa. Podemos ver isso pelo crescente investimento que o país tem por parte de empreendedores, que buscam aqui uma saída para morar ou criar novos negócios, com estabilidade política, econômica e social.

Outras características

Se você nunca tinha pensado em Portugal, espero que essa pequena mostra o tenha colocado na sua lista de desejos. Fique ligado em outros posts que contam um pouco mais sobre o país, tais como cultura, clima e relevo, que só Portugal tem para oferecer.

Confira no Blog do Portal do Imigrante mais experiências reais de pessoas que vieram morar ou trabalhar em Portugal.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK