Voltar ao site

Portugal, será que é pra mim?

Vir morar e trabalhar no país passa por fazer um bom planejamento de vida

· Empreendedores,Estudantes,Profissionais,Aposentados

Por Valéria Basso

Um Portugal para aposentados, estudantes, empreendedores e profissionais.

Tomar decisões sobre onde morar e trabalhar não é fácil. Requer muita coragem e planejamento. Se você está considerando Portugal como um destino, escrevi esse texto pensando em você ;).

A procura por Portugal

O que mais temos visto por aqui, desde que chegamos ao país (meu marido, dois filhos e pais) é uma procura crescente por Portugal como destino de aposentados, estudantes, netos, filhos, entre outros parentes; além de empreendedores e profissionais que buscam montar negócios ou achar uma oportunidade no mercado de trabalho.

A vida dos aposentados

Vou falar aqui nos meus pais como exemplo. Acredito que assim fique mais fácil entender a situação de quem quer vir como aposentado. Quando nós decidimos vir, um dos fatores que nos motivou foi o custo com saúde para eles. Meu pai é português e minha mãe, brasileira (baiana), casados há anos. Todos tinham o direito de morar aqui (veja no blog mais posts sobre o tema). A vida deles hoje é como nós planejamos há três anos, quando iniciamos o projeto de mudança. No Brasil, meu irmão gastava mais de dois mil reais por mês com o plano saúde dos dois. Aqui eles têm acesso ao médico de família no Centro de Saúde e usam hospital público de ótima qualidade.

Como é estudar em Portugal

Eu e meu marido também pensamos em estudar ao chegar aqui. Se esse é o seu plano, saiba que Portugal é muito rico nesse tema. Temos excelentes universidades, que têm atraído cada vez mais jovens de outros países da Europa. Em todo o caso, precisará tirar o visto de estudante e vir com os documentos em dia. Na Universidade Nova de Lisboa, por exemplo, dos 20 mil alunos, 2 527 são estrangeiros, de 109 nacionalidades. Isso porque a terra de Camões tem se preparado seriamente para ser referência no continente em educação.

Familiares: tirar nacionalidade e viver na terrinha

Filhos, netos, cônjuges. Aqui se enquadram todos aqueles que têm grau de parentesco com um cidadão português. Esse foi o meu caso e da minha família. Eu sou filha de português e assim consegui a dupla-nacionalidade. Meu marido, por ser casado comigo também obteve a nacionalidade. Com meus filhos ocorreu o mesmo. Enfim, tirar a nacionalidade portuguesa é um dos caminhos para você poder morar e trabalhar em Portugal legalmente.

Criar um negócio ou comprar um imóvel

As autoridades portuguesas têm dado incentivos para que empreendedores venham para o país abrir novos negócios ou que pessoas passem a ter residência a partir da compra de imóvels. E isso tem gerado grande procura pelo país, mas existem regras para isso. No geral, caso se enquadre perfeitamente à elas, você pode vir a viver em Portugal com um Golden Visa. Têm direito ao pedido do Golden Visa qualquer cidadão brasileiro que não pertença à União Européia, Espaço Econômico Europeu ou Suíço e que faça um investimento qualificado em Portugal.

Trabalhar em Portugal

Vários profissionais têm chegado a Portugal em busca de oportunidades, das mais diversas nacionalidades. Dica: é muito arriscado vir buscar vagas aqui se não tiver a documentação em dia.

Para quem já tem a dupla nacionalidade, buscar um emprego é mais "fácil". Já para quem vem do Brasil ou de outro país, precisará de um visto de trabalho (CT - 3 meses ou ET - 3 a 9 meses) , dado pelo empregador. Voltando às "aspas" que escrevi, em ambos os casos, fique atento: as demandas que surgem atualmente em Portugal são para áreas que pedem profissionais muito bem qualificados. Esse é o caso da área de TI, que recebe cada vez mais estrangeiros para atuar no ecossistema de inovação no qual Lisboa tem se tornado. Exemplo: falar mais de uma língua (algo básico por aqui).

Confira no Blog do Portal do Imigrante mais experiências reais de pessoas que vieram morar ou trabalhar em Portugal.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK