Voltar ao site

Portugal Cotidiano

Já está morando em Portugal? Acabou de chegar? Que bom, seja bem-vindo!

· Aposentados,Profissionais,Estudantes,Empreendedores

Por Hélio Basso

Veja como é a experiência de vida de brasileiros que trabalham, estudam e moram em Portugal.

Como você, eu também fiz uma longa jornada. Depois de planejar por quase 3 anos a mudança da minha família para cá, vivo hoje uma nova realidade. Minhas rotinas mudaram totalmente em menos de 6 meses. Acredito que você deve viver experiências semelhantes à minha. Chegar aqui não foi fácil: muita documentação, muito investimento, muita paciência e disciplina. Mas valeu a pena \0/. E agora, vivo uma fase que nem todo mundo se lembra quando pensa em Portugal.

Adaptação à Portugal

Quando a gente programa a viagem e quer vir com tudo certo, só pensa em conseguir a documentação para não ter problemas por aqui. Mas e a tal da adaptação? Nessa fase surgem algumas aprendizagens. Quer exemplos? Eu vim para Portugal morar no Porto, mas sabia que por conta da minha vida profissional, muito do que sei fazer teria mais demanda em Lisboa. Dito e feito: abri um negócio com amigos daqui e do Brasil, na Cidade das 7 Colinas. Agora, vivo a viajar do Porto para Lisboa semanalmente. Tive que aprender a andar de Comboio (trem), a cuidar dos horários de chegada e partida do metro (sem acento mesmo). Isso sem contar sobre empreender e contactar o mercado para vender e gerar novos relacionamentos. Não tinha a menor ideia sobre o passo a passo para colocar um negócio na rua, mas aprendi ;).

Estudar em Portugal

Quando vim, estava nos meus planos também voltar para a sala de aula. Queria fazer mestrado e doutorado. Lá de São Paulo ainda, cheguei a fazer contatos com universidades para entender o processo, mas somente ao chegar aqui é que comecei a entender como é na prática estudar em Portugal. Felizmente (ufa!), apostilei todos o meus diplomas e históricos escolares antes de vir. Se não tivesse feito isso, seria desastroso.

Educação, por acaso, é algo muito importante por aqui. Os portugueses têm na educação e na saúde dois temas de suma importância nacional. Médicos, professores e enfermeiros são profissionais super respeitados e valorizados de verdade. Vi o valor dado a um professor aqui quando tive que procurar a escola para meus dois filhos. O mesmo serve para se falar da infraestrutura das escolas. Meus filhos estudavam em escolas particulares no Brasil. Aqui estudam na escola pública. E não tenho do que reclamar. Essa experiência é mais uma das que vale a pena entender. Colocar os filhos em escola aqui é totalmente diferente do que se faz no Brasil.

Mais sobre a vida portuguesa

Fique ligado: nos próximos artigos falaremos de diversos temas que aprendi vivendo experiências (boas ou ruins), tais como ir ao médico em hospital público, comprar um carro, pedir financiamento para comprar um apartamento, colocar os filhos no reforço escolar (bem comum aqui), buscar cursos em universidades, enfrentar inverno rigoroso e verão escaldante; trabalhar e morar em cidades diferentes. Não faltam histórias.

Confira no Blog do Portal do Imigrante mais experiências reais de pessoas que vieram morar ou trabalhar em Portugal.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK